HISTÓRIA

A criação de Gir Leiteiro da Fazenda Badajós, em Uberaba-MG, foi idealizada por Luciano Luzes Borges e Leonardo Lima Borges, pai e filho, apaixonados por esta raça e que acreditam no seu potencial para produção de leite nas condições tropicais. 
    O gado tem como base animais oriundos do tradicional criatório do Sr. Randolpho de Mello Rezende - sufixo “3R de Uberaba”. A marca “3R”, pioneira na visão de investir na aptidão leiteira da raça e submetida brilhantemente há mais de 50 anos de seleção, foi a escolhida para compor o alicerce do plantel Badajós que começava a se formar. Conforme afirmava o saudoso Sr. Vanderley Alves de Andrade, técnico que foi responsável pelo controle leiteiro da ABCZ por muitos anos, o Sr. Randolpho foi um dos pioneiros na realização de controle leiteiro de suas vacas gir e um dos principais responsáveis pela implantação e valorização do serviço de pesagem de leite na entidade. 
    Em 1995, foi feita a aquisição do touro Piloto 3R de Uberaba e este animal foi bastante utilizado nas matrizes gir que compunham o plantel Badajós na época, oriundas de fazendas da região e que haviam se destacado no leite. Em seguida veio a compra de várias matrizes de um herdeiro do espólio do Sr. Randolpho. Desta nova e comemorada aquisição, destacaram-se Urbana 3R e Macieira 3R (ainda viva aos 21 anos) e que no futuro mostrariam ser barrigas de ouro da fazenda. 
    Sabendo do potencial leiteiro desse rebanho 3R, optou-se pela preservação, multiplicação, seleção e melhoramento dessa base genética. Inicialmente, era notório que algumas matrizes adquiridas destacavam-se, a maioria delas filhas do touro Fênix 3R de Uberaba. Este era um touro de alta linhagem leiteira (Mucajá da Pontal VR x Tutela 3R – Jaguar) e foi pouco explorado por morte precoce, segundo Sr. Marlei, ex-gerente do criatório 3R. Após muita procura no interior de SP, veio a compra do touro Numeral 3R de Uberaba, filho de Fênix 3R e Sitiada 3R (filha de Jaguar 3R), aumentando ainda mais a possibilidade de multiplicação dessa linhagem. Esse Touro serviu o plantel e mostrou excelentes resultados quando acasalado com as filhas de Piloto 3R. 
    Atualmente, a Fazenda Badajós fornece ao mercado do gir produtos diferenciados e de pedigree aberto para refrescamento de sangue na raça. Além dos animais 3R “fechados”, são feitos cruzamentos visando o resgate de sangue de touros "antigos", que foram comprovadamente leiteiros à sua época e são pouco explorados nos criatórios atuais. Por outro lado, touros consagrados pelo Teste de Progênie Embrapa/ABCGIL e Sumário ABCZ/Unesp também foram utilizados, acompanhando-se o aumento de produtividade que toda a raça atravessa . 
    Hoje, as comercializações realizadas, as lactações de suas matrizes e o ingresso de touros em centrais de inseminação, mostram a valorização e os resultados de todo este trabalho. Assim, o criatório da Fazenda Badajós aparece como uma opção segura no mercado do Gir Leiteiro. 

GIR LEITEIRO BADAJÓS 
Criação e Seleção de Gir Leiteiro.